segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Lagoa das Sete Cidades - Acores - Sao Miguel - Portugal

A lagoa das Sete Cidades é o maior lago de água doce dos Açores, ocupando uma área de 4,35 km quadrados na parte oeste da ilha de São Miguel. A lagoa das Sete Cidades é um duplo lago composto pelas lagoas Verde e Azul, ligadas por canal pouco profundo atravessado por uma ponte baixa sobre a qual passa a estrada de acesso à freguesia das Sete Cidades. O cumprimento máxima do lago, no sentido norte-sul, é de 4,2 km, por uma largura de 2,0 km. A profundidade máxima é de 33 m. Existem muitas lendas sobre estas duas lagoas, incluindo a da princesa e do pastor.Este estrato-vulcânico, de uma superfície de 110 km2 , constitui a parte oeste da ilha de São Miguel nos Açores.


O vulcão Sete Cidades tem feito as as capas de revistas e reportagens sobre os Açores e a Ilha de São Miguel e os seus vulcões: Furnas, Lagoa do Fogo. O Vulcão Sete Cidades tem a particularidade de apresentar uma das mais belas caldeiras dos Açores e mesmo do mundo. Este local na Primavera é de uma beleza sem igual, com hortências e Fuschias e a vegetação em geral despontando. A cratera circular com 5km de diâmetro(18 km2), profunda com paredes de 400 m. Esta cratera pela sua forma é uma forma designada pelo termo caldeira. Esta caldeira apresenta alguns edificios vulcânicos e dois lagos que estão a uma altura de 251 metros:Lagoa Azul (ao norte) e a Lagoa Verde(ao sul). O ponto culminante é o Pico da Cruz com 845m.A lava mais antiga conhecida é um Traquito(Traquito é uma rocha eruptiva comum entre a produção lávica de erupções vulcânicas pós-caldeira) , com uma idade de 210 000 anos.
Esta lava diz-se diferenciada por ser mais rica em silicio que o basalto o que pressopõe que o vulcão já tinha uma câmara de magma. A idade das Sete Cidades é talvez muito importante. segundo as datações rádicronológicas, a caldeira formou-se , á 22 000 anos, a seguir á emissão de pedras-pomes de natureza igualmente traquiticas. A erupção foi acompanhada de uma coluna de cinza com muitos Km de altura e de nuvens ardentes. Esta erupção relativamente recente permite compreender os vulcões mais antigos que apresentam igualmente uma caldeira, mas mais dificeis de entender. Deram-se uma série de erupções no exterior e interior. A primeira erupção pós-caldeira deu-se á 17 160 anos, com um grupo de explosões traquiticas sobre o flanco externo oeste.



Após uma fase de reposo, de cerca de 10 000 anos estes aparelhos vulcânicos entraram em actividade no fundo da caldeira.. Pode-se distinguir a partir de norte para sul e no sentido contrário dos ponteiros do relógio: Seara(5 000 B.P.), Caldeira do Alferes(4 000 B.P.) Caldeira Seca(em 1 444 B.P.)(estes dois compostos de Traquiticos apresentam uma ligeiramente picos com uma cavidade sugerindo um lago). Segundo outra fonte o cone de escórias de Cerrado das Freiras situado a este do Lago Azul ter-se-á formado em 1444.A actividade extra-caldeira das Sete Cidades manifestou-se com pequenas emissões de lava, as mais recentes encontram-se a oeste da Ilha de São Miguel: Ponta da Ferraria(840 B.P) e no Pico das Camarinhas (1713)


Erupções Históricas
A data de 1444 é relatada , a fonte foi tirada do estudo de Georges Zbyszewski , Os Fenómenos Vulcânicos Modernos no Arquipélago dos Açores , Comunicações dos serviços Geológicos de Portugal, Tomo XLVII, 1963. Este autor faz menção ao Arquivo dos Açores , Vol 1,1(1878). A localização é imprecida e a segunda viagem dos navegadores portugueses após a descoberta dos Açores em 1427 observou ( qua a alta montanha que eles tinham visto a partir da costa dos Mosteiros estava (quente). A superficie do mar estava coberta de pedra-pomes e troncos de árvore.
Segundo outras fontes(Forjaz,1997) após um estudo histórico das erupções, estas podem-se ter dado em 1439 e 1460, mas não existe nenhuma referência á erupção de 1444. No final de 1713, a erupção do pico de Camarinhas que formou a ponta de Ferraria. Á pouco tempo a zona vulcânica das Sete Cidades apresentou uma crise sísmica em Junho de 1998 que culminou na noite de 2 para 3 de Agosto com 120 sismos registados em três horas.



Erupções Submarinas ao largo das Sete Cidades
As erupções submarinas deram-se : 1638, 1682, 1811, 1981. Na erupção de 14 a 22 de Junho de 1811 uma ilha apareceu a 2 Km da costa . Esta nova ilha tinha 2Km de comprimento e 90 metros de altura. O Capitão Tilliard, de uma fragata inglesa, a Sabrina, desembarcou nela em 4 de Julho e aí plantou o pavilhão britânico. Mas o oceano foi mais forte e após alguns meses a ilha desapareceu. Esta história foi descrita por Alexandre Dumas que dizia que a ilha Julia(entre ilha de Pantelleria e a Sícilia) e a exploração por Constant Prévost desta mesma ilha em 27, 28, e 29 de Setembro de 1831.

Sem comentários: