segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Vale das Furnas - Sao Miguel - Acores - Portugal

Enorme caldeira e viçoso jardim em que o colorido das flores se mistura com o verde brilhante das criptomérias e araucárias. Frondosa vegetação de países frios e países tropicais, com algumas espécies difíceis de encontrar nos países de origem.
A tranquila e romântica Lagoa das Furnas, com o perfil gótico da Ermida José do Canto - dedicada a Nossa Senhora das Vitórias - projectado nas suas águas límpidas, convida a momentos de repouso. Nas suas margens, sulfataras vulcânicas, e as "cozinhas naturais", em que se obtém o famoso "cozido" enterrando no solo os tachos, hermeticamente fechados. As Caldeiras são uma área de manifestações vulcânicas diversas, sendo uma das mais espectaculares a caldeira de Pêro Botelho, com a sua lama fervente. Junto às Caldeiras, as nascentes de água termal a diversas temperaturas. Integradas neste conjunto, as Termas Pavilhões e hospital termal (séc. XIX).


O Parque Terra Nostra, com base nas plantações iniciadas no séc. XVIII por Thomas Hickling, prosseguidos no séc. XIX, na pitoresca freguesia das Furnas, é uma visão romântica de lagos, caminhos sinuosos, flores, árvores exóticas centenárias, silêncio. Lago-piscina de água termal quente, confluência de duas ribeiras.
Integrados no complexo turístico do Vale das Furnas, um campo de golfe e "courts" de ténis.

O Vale das Furnas é atravessado por duas caudalosas ribeiras, uma de água fria e outra de água quente, colorida pele ferro em suspensão. Típicas azenhas.
Nas proximidades, o Pico do Ferro, miradouro que oferece amplos panoramas sobre o Vale das Fumas. Cascatas.

Sem comentários: